A educação e seus indicadores para o desenvolvimento regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5288

Resumo

Uma das inovações do desenvolvimento de políticas sociais é a crescente importância atribuída aos indicadores educacionais, que atuam como meios para transformação da sociedade para o desenvolvimento regional do município de Aparecida de Goiânia. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador educacional, criado em 2007, para contribuir com a melhoria da qualidade na educação. Analisa-se a leitura, interpretação e raciocínio lógico. O objetivo do presente trabalho foi analisar, por meio do IDEB, a evolução do desempenho dos jovens estudantes em Matemática e Português em Aparecida de Goiânia. Por meio da pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, o tema da qualidade na educação para o desenvolvimento regional de Aparecida de Goiânia foi visto com mais profundidade através da análise dos índices do IDEB. Assim, as pessoas com conhecimento e eficiência necessários estão mais aptas para impulsionar a inovação e a produtividade, culminando com o desenvolvimento regional.

Palavras–chave: educação; eficiência; desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • Monica Martins Cunha, Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional. Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA). Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Sergio Caruso, Faculdade Alves Faria (UNIALFA)

    Doutor em Educação. Docente da Faculdade Alves Faria (UNIALFA). Goiânia. Goiás. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

CUNHA, Monica Martins; CARUSO, Sergio. A educação e seus indicadores para o desenvolvimento regional. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 210–219, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5288. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5288. Acesso em: 30 abr. 2025.