Movimentos populacionais: um estudo da evolução da população da região intermediária Ijuí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4266

Resumo

A pesquisa apresenta movimentos populacionais no Brasil no período de 1940 a 2019, nas cinco grandes regiões, com destaque para a Região Intermediária Ijuí, que é uma das oito regiões intermediárias do estado do Rio Grande do Sul e uma das 134 regiões intermediárias do Brasil, criadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2017. A Região Intermediária de Ijuí é constituída pelas regiões imediatas Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Santo Ângelo, Três de Maio e Três Passos. A pesquisa se fundamenta pelo caminho teórico-metodológico que analisa os movimentos populacionais, ao interpretar os dados estatísticos secundários, conta com estudos qualiquantitativos, estratégias de métodos mistos, o que auxiliou na conquista dos resultados, na compreensão da construção espacial, que se deu pela busca de emprego e renda, de segurança. Significa, compreender o movimento populacional na Região Intermediária Ijuí, pelos fluxos de pessoas, pelo processo de modernização da agricultura, pela urbanização, com a definição de polos regionais, pela concentração de atividades econômicas e um conjunto de políticas públicas que privilegiaram a espacialidade, concentrando atividades produtivas, emprego e renda como os principais elementos indutores dos movimentos. Em resultado, a Região Intermediárias de Ijuí, apresenta um fluxo de residentes em direção ao município regional de maior população urbana e com mais alternativas de emprego e de renda. A análise permite inferir que espaços geográficos mais pobres, com problemas climáticos e dependentes das atividades primárias, principalmente da agricultura familiar, tendem a perder população para centros maiores e com atividades produtivas mais dinâmicas.

Palavras-chave: Migrações. Urbanização. Pessoas Residentes. Trabalho e Renda.

Biografia do Autor

  • José Valdemir Muenchen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Doutor em Desenvolvimento Regional/UNIJUI, Mestre em Economia Aplicada – ESALQ/USP, Professor, bolsista PROSUC/CAPES durante o Doutorado. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Doutor em Integração Regional/UFPEL. Professor Doutor do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR/UNIJUI, e integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC), e a Linha de Pesquisas Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território (PPGRD). 

  • Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Doutor em Administração, Mestre em Gestão Empresarial, Especialista em Cooperativismo e Administração, Administrador e Tecnólogo em Cooperativismo. Professor Pesquisador PPGDR/ UNIJUÍ – Universidade Regional e Estagiário Pós-Doc no PPGDPP/UFFS. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e Pesquisador Gaúcho. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Davi Basso , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Orientador, Professor Doutor do PPGDR/UNIJUI, e integrante do Grupo de Pesquisa em Economia, Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUENCHEN, José Valdemir; THESING, Nelson José; BÜTTENBENDER, Pedro Luís; BASSO , Davi. Movimentos populacionais: um estudo da evolução da população da região intermediária Ijuí. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, p. 305–323, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13.4266. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4266. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>