Financiamento e operacionalização da política pública de assistência social a partir da Emenda Constitucional 95/2016 na regional de Pato Branco, Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4682

Resumo

O objetivo do estudo é analisar o financiamento e operacionalização da política de assistência social a partir da Emenda Constitucional 95 de 2016, relacionados ao desenvolvimento dos municípios da 7ª Regional de Assistência Social sediada em Pato Branco, Paraná. A metodologia incluiu a triangulação de métodos quantitativos e qualitativos, com pesquisa documental e entrevistas. O grupo amostral foi constituído por dois contadores e seis gestores dos municípios da Regional com os três maiores e os três menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal. Os resultados indicam que os principais problemas e desafios relacionados ao financiamento e operacionalização da assistência social a partir da Emenda, e agravados durante a pandemia de Covid-19, dizem respeito à imprecisão orçamentária, insuficiência de recursos, gestão da força de trabalho, manutenção da estrutura física e atendimento das necessidades sociais da população. Historicamente subfinanciada, a assistência social pode apresentar dificuldades ainda maiores relacionadas ao teto de gastos imposto pela Emenda.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Assistência Social. Políticas Sociais. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

  • Deise Thais Natsume Carolo, Prefeitura Municipal de Palmas, Paraná

    Mestre em Desenvolvimento Regional. Assistente Social na Prefeitura de Palmas. Paraná. Brasil.

  • Leonardo Dresch Eberhardt, Universidade do Contestado

    Doutor em Saúde Pública. Docente da Universidade do Contestado, Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Daniel Regis Oliveira, Prefeitura Municipal de Palmas, Paraná

    Especialista em Sistema Único de Assistência Social, Mestrando em Desenvolvimento Regional. Servidor Público da Prefeitura de Palmas. Paraná. Brasil.

  • Luciméli Nogueira do Amaral, Prefeitura Municipal de Palmas, Paraná

    Especialista em Linguagens Híbridas e Educação, Mestranda em Desenvolvimento Regional. Assistente Social na Prefeitura de Palmas. Paraná. Brasil.

  • Francieli da Costa Colla, Prefeitura Municipal de Canoinhas, Santa Catarina

    Especialista em Saúde Coletiva, Mestranda em Desenvolvimento Regional. Secretária de Saúde na Prefeitura de Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

  • Maria Luiza Milani, Centro Universitário Campos de Andrade

    Doutora em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais. Docente do Centro Universitário Campos de Andrade, Assessoria da Política Social de Assistência Social da AMPLANORTE. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAROLO, Deise Thais Natsume; EBERHARDT, Leonardo Dresch; OLIVEIRA, Daniel Regis; AMARAL, Luciméli Nogueira do; COLLA, Francieli da Costa; MILANI, Maria Luiza. Financiamento e operacionalização da política pública de assistência social a partir da Emenda Constitucional 95/2016 na regional de Pato Branco, Paraná. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, p. 45–62, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13.4682. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4682. Acesso em: 30 abr. 2025.