Juizado especial cível da comarca de Canoinhas

efetividade dos direitos com consequente desafogamento do poder judiciário

Autores/as

  • Gabrieli Leal dos Santos Universidade do Contestado
  • Danielly Borguezan Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2324

Palabras clave:

Juizado Especial Cível da Comarca de Canoinhas, Desafogamento do Poder Judiciário, Cumprimento integral, Ditames legais

Resumen

Deveras, a Lei 9.099 de 1995, a qual regulamenta os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, traz em seu bojo processual princípios que deverão estar presentes em toda a orientação do processo, os quais se encontram elencados no artigo 2º da referida Lei. Considerando que o processo, obrigatoriamente, para se enquadrar no âmbito da lei em comento, necessita ser orientado pela oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando sempre a conciliação, relevante se torna a pesquisa a fim de estudar se esses ditames são cumpridos, integralmente. A par disso, o presente trabalho tem por objeto vislumbrar se o Juizado Especial Cível da Comarca de Canoinhas/SC, cumpre, na íntegra, os ditames acima, trazendo a baila uma comparação anual dos últimos dez anos de atuação dessa justiça na Comarca, objeto este inédito no Curso de Direito da Universidade do Contestado – UnC, Campus Canoinhas. Ademais, visa-se analisar se, consequentemente, o Juizado em apreço é apto a desafogar a superlotação do Poder Judiciário. Dessa forma, o presente trabalho se desenvolveu através de pesquisa de campo culminada à teórica, se valendo do caráter exploratório com a aplicação de um questionário contendo perguntas, de caráter predominantemente aberto, aplicado à servidora chefe do cartório do Juizado Especial Cível da Comarca, após ter sido submetido e aprovado pela Plataforma Brasil. Esclarece-se que a pesquisa teve por base o controle interno do Poder Judiciário, SAJ Estatística, e a experiência enfrentada nos anos de atuação da servidora.

Biografía del autor/a

  • Gabrieli Leal dos Santos, Universidade do Contestado

    Graduanda em Direito pela Universidade do Constestado (UnC). Campus Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Danielly Borguezan, Universidade do Contestado

    Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC) Canoinhas/SC (2015), especialista em Processo Civil (2006) e graduada em Direito (2005) pela mesma instituição. Advogada, Coordenadora do Curso de Direito da Universidade do Contestado e docente da mesma instituição. Está vinculada ao grupo de estudos interdisciplinar em Ciências Humanas – CNPQ. Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2020-01-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SANTOS, Gabrieli Leal dos; BORGUEZAN, Danielly. Juizado especial cível da comarca de Canoinhas: efetividade dos direitos com consequente desafogamento do poder judiciário. Academia de Direito, [S. l.], v. 2, p. 25–44, 2020. DOI: 10.24302/acaddir.v2.2324. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/2324. Acesso em: 30 apr. 2025.