A providência jurisdicional e a percepção de auxílio-doença à mulher vítima de violência doméstica

Autores

  • Larissa da Silva de Assis Universidade do Contestado (UnC)
  • Alan Pinheiro de Paula Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3076

Palavras-chave:

Previdência, Auxílio-doença, Violência, Jurisprudência, Mulher

Resumo

A seguridade social compreende a interação entre os Poderes Públicos e a sociedade e tem como um de seus objetivos o direito à previdência social. Elencada como instrumento da ordem social, é classificada como direito fundamental de segunda geração e, desta forma, imprescindível a atuação do Estado. O objetivo do presente trabalho foi demonstrar a necessidade de o Estado amparar vítimas de violência doméstica por meio do benefício previdenciário auxílio-doença. Mesmo com a promulgação da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), a prestação estatal é indispensável para atender as necessidades dessa categoria vulnerável. Com isso, esta pesquisa tomou como base decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ, que determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social o pagamento do citado benefício às vítimas de violência doméstica, cabendo a esta autarquia, por sua vez, buscar o ressarcimento do erário diante da indisponibilidade do interesse público. O presente estudo deu-se pelo método indutivo e por meio de consultas bibliográficas, leitura de artigos, jurisprudência e interdisciplinaridade, a partir da apresentação e compreensão da providência jurisdicional à mulher vítima de violência doméstica.

Biografia do Autor

  • Larissa da Silva de Assis, Universidade do Contestado (UnC)

    Graduanda em Direito, Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Alan Pinheiro de Paula, Universidade do Contestado (UnC)

    Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor de Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e na Universidade do Contestado (UNC). Delegado de Polícia.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ASSIS, Larissa da Silva de; PAULA, Alan Pinheiro de. A providência jurisdicional e a percepção de auxílio-doença à mulher vítima de violência doméstica. Academia de Direito, [S. l.], v. 3, p. 168–190, 2021. DOI: 10.24302/acaddir.v3.3076. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3076. Acesso em: 30 abr. 2025.