O combate ao absenteísmo discente promovido pelo Ministério Público na Comarca de Papanduva no ano de 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3125

Palavras-chave:

Educação , Ministério Público, Programa APOIA

Resumo

O presente estudo teve como propósito investigar como o Ministério Público combateu o problema do absenteísmo discente na Comarca de Papanduva, durante o ano de 2019. Para tanto, preliminarmente abordou-se o direito à educação, fundamental e essencial para o desenvolvimento pessoal, econômico e social, juntamente com as diretrizes e tutelas contidas na Constituição Federal e nas Leis 8.069/90 e 9.394/96. Na sequencia, analisou-se a estrutura e atribuições do Ministério Público, seu papel como guardião do direito à educação e o funcionamento do programa APOIA, principal sistema utilizado pelo parquet em casos envolvendo absenteísmo escolar. Após, utilizou-se de dados estatísticos do APOIA relacionados à Comarca de Papanduva, com informações sobre os métodos, motivações e taxa de êxito, culminando em melhor perspectiva acerca da efetividade do programa e da atuação do Ministério Público. A metodologia utilizada foi o método indutivo, através da análise qualitativa e quantitativa, com pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de dados estatísticos.

Biografia do Autor

  • David Sidney da Silva, Universidade do Contestado

    Graduando em Direito, Universidade do Contestado - UnC. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado

    Advogada, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

     

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Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, David Sidney da; FANTE, Cilmara Corrêa de Lima. O combate ao absenteísmo discente promovido pelo Ministério Público na Comarca de Papanduva no ano de 2019. Academia de Direito, [S. l.], v. 3, p. 323–346, 2021. DOI: 10.24302/acaddir.v3.3125. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3125. Acesso em: 30 abr. 2025.