A influência da mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri

Autores

  • Tatiane Werka Universidade do Contestado
  • Eduardo Borges Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3128

Palavras-chave:

Tribunal do Júri, Mídia, Influ`ência, Conflito, Proporcionalidade

Resumo

O presente artigo científico apresenta a problemática sobre a influência da mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri quando crimes dolosos contra a vida têm grande repercussão por meio dos veículos de informação. O objetivo geral é demonstrar o poder da mídia em formar opinião pública e as possíveis alterações na convicção interna do Corpo de jurados, geradas através da prévia exposição indevida de matéria referente à casos de julgamento do Tribunal do Júri. São abordados também, aspectos referentes aos princípios ligados ao Tribunal do Júri em confronto com os direitos assegurados à mídia, e ainda, a análise da aplicação do princípio da proporcionalidade entre os valores conflitante, como solução do assunto em tela. Por fim, o artigo apresenta um caso concreto famoso que contribui para melhor percepção do problema em questão. O método utilizado neste artigo é o método dedutivo, o qual analisa as informações obtidas através de pesquisas, utilizando o raciocínio e dedução para obter uma conclusão a respeito do prejuízo causado ao acusado em situações de imparcialidade dos jurados influenciados midiaticamente.

Biografia do Autor

  • Tatiane Werka, Universidade do Contestado

    Acadêmica de Direito da Universidade do Contestado, campus Mafra, Santa Catarina, Brasil.

  • Eduardo Borges, Universidade do Contestado (UnC)

    Bacharel em direito pela Universidade do Contestado. Mestrando em Direito Administrativo pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

WERKA, Tatiane; BORGES, Eduardo. A influência da mídia nos julgamentos do Tribunal do Júri. Academia de Direito, [S. l.], v. 3, p. 763–788, 2021. DOI: 10.24302/acaddir.v3.3128. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3128. Acesso em: 30 abr. 2025.