A técnica de julgamento ampliado à luz do princípio do contraditório

Autores

  • Mansur Korczagin Universidade do Contestado (UNC)
  • Elizeu Luiz Toporoski Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3878

Palavras-chave:

Julgamento ampliado, Sustentação oral, Princípio do contraditório

Resumo

A presente pesquisa busca analisar a observância dos princípios constitucionais, principalmente do contraditório, pela técnica de julgamento ampliado, seguindo o método indutivo, com análise bibliográfica. Referida técnica aplica-se nos recursos de apelação, ação rescisória e no agravo de instrumento, mas não se aplica aos incidentes de assunção de competência e ao de resolução de demandas repetitivas, além da remessa necessária e nos julgamentos proferidos pelo plenário ou corte-especial. Portanto, a aplicação da técnica e a garantia da sustentação oral vai depender do regimento interno de cada tribunal, desde que observe os princípios constitucionais. Assim, de modo a evitar discussões sobre violações dos princípios constitucionais, em especial do contraditório, deve-se sempre garantir às partes e a eventuais terceiros a possibilidade da realização de sustentação oral, com o objetivo de influenciar os julgadores a proferirem uma decisão imparcial.

Biografia do Autor

  • Mansur Korczagin, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Direito. Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UnC)

    Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KORCZAGIN, Mansur; TOPOROSKI, Elizeu Luiz. A técnica de julgamento ampliado à luz do princípio do contraditório. Academia de Direito, [S. l.], v. 4, p. 801–824, 2022. DOI: 10.24302/acaddir.v4.3878. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3878. Acesso em: 30 abr. 2025.