Reprodução humana assistida e as repercussões no direito de família e sucessões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4002

Palabras clave:

Filiação, Herança, Reprodução humana assistida

Resumen

O presente artigo tem como objetivo geral abordar a reprodução humana assistida e as repercussões na seara do direito de família e sucessões, no que tange a inseminação artificial homologa post mortem, a criopreservação, a gestação por substituição e as técnicas de inseminação caseira utilizadas por pessoas solteiras e casais homoafetivos. Para tanto desenvolve-se a pesquisa sobre a Bioética e o Biodireito face ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, as repercussões jurídicas que as técnicas de reprodução assistida trazem ao Direito de família e sucessões e na sequência apresenta-se as normas éticas editadas pelo Conselho Federal de Medicina e os projetos de lei em tramitação no Congresso sobre a reprodução humana assistida. A metodologia empregada foi o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da consulta de artigos, legislação e jurisprudência.

 

Biografía del autor/a

  • Izabella Kriginski Modos, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduanda de Direito pela Universidade do Contestado. Campus Marcílio Dias. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

  • Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UNC)

    Advogada, doutoranda e mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

     

Publicado

2023-05-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MODOS, Izabella Kriginski; FANTE, Cilmara Corrêa de Lima. Reprodução humana assistida e as repercussões no direito de família e sucessões. Academia de Direito, [S. l.], v. 5, p. 484–507, 2023. DOI: 10.24302/acaddir.v5.4002. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4002. Acesso em: 30 apr. 2025.