Pelo ordenamento jurídico brasileiro o paciente em fase terminal tem o direito de escolher, entre morrer ou viver?

Autores/as

  • Cecilia Cieniuk Universidade do Contestado (UNC)
  • Marcelo José Boldori Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4017

Palabras clave:

Direito a Vida, Eutanásia, Princípios, Discussão Jurídica

Resumen

Quando pacientes em estado terminal ou em situações irreversíveis buscam a eutanásia, eis que surgem variadas discussões a respeito do tema, abrindo um rol de questionamentos quando do uso dessa prática na medicina. Assim considerando, a pergunta problema evidenciada no estudo se apresenta na seguinte questão: “Como os casos de eutanásia no Brasil se dão frente à colisão entre os princípios do direito à vida, da dignidade humana e da autonomia da vontade, consagrados e universalizados pelos direitos humanos e reconhecidos pelo ordenamento jurídico brasileiro”? Nesse sentido, o objetivo geral do estudo foi demonstrar as características retratadas no ordenamento jurídico brasileiro em relação à eutanásia. Já em relação à metodologia utilizada no estudo o mesmo foi caracterizado pela pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva e pesquisa exploratória. Os resultados encontrados demonstram que as discussões a respeito do estudo em tela retratam que a eutanásia no Brasil é caracterizada como crime, porém, a discussão vai além de aspectos jurídicos, dentre os quais estão os fatores culturais e religiosos. Existe ainda, um debate no que diz respeito a situações de vida irreversíveis, onde a antecipação da morte por meio da eutanásia acaba despertando conflitos e posicionamentos contrários, em relação à dignidade da pessoa humana e a autonomia individual. Por fim, a discussão será apresentada de maneira, que se possa compreender todos os meandros de tão polêmica temática, que é a eutanásia no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Cecilia Cieniuk, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduanda em Direito, Universidade do Contestado (UNC).  Campus Porto União. Porto União. Santa Catarina. Brasil.

  • Marcelo José Boldori, Universidade do Contestado (UNC)

    Professor Mestre do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Porto União. Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2023-06-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CIENIUK, Cecilia. Pelo ordenamento jurídico brasileiro o paciente em fase terminal tem o direito de escolher, entre morrer ou viver?. Academia de Direito, [S. l.], v. 5, p. 524–539, 2023. DOI: 10.24302/acaddir.v5.4017. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4017. Acesso em: 30 apr. 2025.