A natureza jurídica da compensação financeira aos profissionais da saúde e dependentes, decorrentes de incapacidade laboral em decorrência da contaminação por COVID-19

Autores/as

  • Thalia Hack Universidade do Contestado (UNC)
  • Maristela Heinen Gehelen Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4083

Palabras clave:

Benefícios Assistenciais, Benefícios Previndenciários, COVID-19

Resumen

Com o presente artigo se pretende analisar a natureza jurídica da compensação financeira aos profissionais da saúde e dependentes, decorrentes de incapacidade laboral em decorrência da contaminação por COVID-19. Tem como objetivo apresentar as mudanças com a nova lei, observando as leis já existentes em relação ao Direito Previdenciário. Para a elaboração deste artigo foram utilizadas doutrinas bibliográficas, legislações e notas técnicas partindo da fundamentação do sistema da seguridade social, com enfoque nos benefícios assistenciais e previdenciários para análise da nova Lei nº 14.128/2021. Pode-se concluir que a nova lei relacionada aos profissionais da saúde, surge com suma importância para que os profissionais e os dependentes possam ter acesso a benefícios sem as determinadas exigências da compensação financeira, fazendo com que a legislação tenha mudanças significativas para o Direito Previdenciário.

Biografía del autor/a

  • Thalia Hack, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

  • Maristela Heinen Gehelen, Universidade do Contestado (UNC)

    Especialização em Direito Tributário pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Biguaçu - SC. Graduação em Direito na Universidade Paranaense (UNIPAR), Toledo - PR. Graduação em Ciências Contábeis, UNOChapecó, Chapecó - SC. Professora na Universidade do Contestado (UNC). Campus de Concórdia. Santa Catarina. Brasil. Advogada.

Publicado

2023-08-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

HACK, Thalia; GEHELEN, Maristela Heinen. A natureza jurídica da compensação financeira aos profissionais da saúde e dependentes, decorrentes de incapacidade laboral em decorrência da contaminação por COVID-19. Academia de Direito, [S. l.], v. 5, p. 713–727, 2023. DOI: 10.24302/acaddir.v5.4083. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4083. Acesso em: 30 apr. 2025.