O imposto sobre grandes fortunas no direito comparado

análise de implantação à luz do cenário político-econômico brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v2.2345

Palabras clave:

Direito Tributário, Sistema Tributário, Imposto sobre Grandes Fortunas, Cenário político-econômico brasileiro

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma análise acerca do Imposto sobre Grandes Fortunas, oriundo da França, analisando diversos aspectos como: suas origens, sua fundamentação, seus objetivos, as razões da não instituição em nosso país, os objetivos sociais, os prováveis pontos desfavoráveis e favoráveis ao imposto, além da comparação da situação brasileira com países que já instituíram o IGF. Trata-se de um trabalho baseado em metodologia exploratória e abordagem qualitativa, fazendo uso de procedimento bibliográfico. Ao final, conclui-se que o imposto sobre grandes fortunas é de difícil regulamentação, observado o sistema político-econômico brasileiro, no qual as propostas de implementação do imposto sofrem com a dualidade política brasileira, impedindo a análise justa que cabe ao imposto.

Biografía del autor/a

  • Davi Alberto Sbaraini, Universidade do Contestado (UnC)

    Acadêmico do Curso de Direito. Universidade do Contestado (UnC). Campus Concórdia. Santa Catarina. Brasil.

  • João Carlos Valentim Veiga Júnior, Universidade do Contestado (UnC)

    Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Graduado e Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Associado efetivo da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab). Advogado, inscrito sob o n. 56.389, é membro da Comissão de Direito dos Desastres da Secional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil. Técnico em Administração da Prefeitura de Chapecó/SC, lotado na Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (Sedemob). É professor no curso de graduação em Direito da Universidade do Contestado - campus Concórdia/SC. Membro dos grupos de pesquisa Direito, Meio Ambiente e Políticas Públicas (UNISAL), Justiça, Sociedade e Direitos Humanos (UnC) e Sociedade, Cultura e Ambiente (Unochapecó).

Publicado

2020-06-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SBARAINI, Davi Alberto; VEIGA JÚNIOR, João Carlos Valentim. O imposto sobre grandes fortunas no direito comparado: análise de implantação à luz do cenário político-econômico brasileiro. Academia de Direito, [S. l.], v. 2, p. 345–362, 2020. DOI: 10.24302/acaddir.v2.2345. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/2345. Acesso em: 30 apr. 2025.