Holding

o planejamento jurídico e econômico do patrimônio e da sucessão familiar

Autores

  • Thiago Scherer Bonissoni Universidade do Contestado (UNC)
  • Daniel Keller Universidade do Contestado (UNC)
  • Lucas Serafini Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3221

Palavras-chave:

Patrimônio, Sucessão, Holding familiar

Resumo

O mundo empresarial é repleto de situações complexas e inovadoras. Diante disso, muitos empresários buscam meios para se adequar às diversas normas impostas pela regulamentação civil e comercial. Nesse contexto nasceu a necessidade de criação de uma empresa, que orientasse e desse sequência aos objetivos da firma, como forma de proteção dos bens conquistados no decorrer de décadas. Para tanto, observando as necessidades do mercado e vislumbrando uma maior proteção jurídica surgiram empresas denominadas de Holdings, que possuem como desígnio a promoção do melhor caminho e direcionamento dos bens constituídos, por empresários e empresas. Essas, por sua vez, possuem como objetivo principal propiciar, de forma legal, a proteção dos bens, por intermédio de um planejamento sucessório, organizado, com a garantia administrativa e a continuidade dos negócios, salvaguardando o patrimônio delas. O objetivo da presente pesquisa é refletir e propor alternativas para a criação de holdings, de acordo com a necessidade individual de cada empresa, através de um planejamento sucessório e patrimonial, a fim de que se possa garantir a continuidade e os direitos de seus herdeiros. A esse estudo se utilizou o método dedutivo/descritivo, tendo em vista a crescente preocupação de muitas empresas manter a continuidade dos objetivos a que se propuseram, bem como às pessoas físicas de proteger e resguardar os bens patrimoniais de futuras discussões intermináveis e desgastantes. Para tanto, se utilizou a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, para a compreensão da importância da criação de uma holding familiar, numa empresa.

Biografia do Autor

  • Thiago Scherer Bonissoni, Universidade do Contestado (UNC)

    Técnico em Eletrotécnica pela Instituição do SENAI - Concórdia, Acadêmico de Curso de Graduação em Direito da Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Santa Catarina, Brasil.

  • Daniel Keller, Universidade do Contestado (UNC)

    Daniel Keller, Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade do Contestado – UNC Concórdia (1997). Graduado em Direito pela Universidade do Contestado – UNC Concórdia (2012). Pós Graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2015) – Advogado – Assessor Jurídico na CDL Concórdia-SC e Professor de Curso de Graduação em Direito da Universidade do Contestado – Campus Concórdia - Santa Catarina.  Brasil.

  • Lucas Serafini, Universidade do Contestado (UNC)

    Lucas Serafini, Graduado em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim (2009). Pós Graduação em Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim (2011). Pós Graduação em Direito Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim (2013). Especializando em Relações Internacionais com ênfase em Direito Internacional pela Damásio Educacional. Especializando em Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP. – Advogado – Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas/RS e Professor Universitário do Curso de Direito da Universidade do Contestado - UnC.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BONISSONI, Thiago Scherer; KELLER, Daniel; SERAFINI, Lucas. Holding: o planejamento jurídico e econômico do patrimônio e da sucessão familiar. Academia de Direito, [S. l.], v. 4, p. 104–125, 2022. DOI: 10.24302/acaddir.v4.3221. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3221. Acesso em: 30 abr. 2025.