A tomada de decisão apoiada como a melhor forma de auxílio à pessoa com Síndrome de Down

Autores

  • Caroline Raldi Universidade do Contestado (UnC)
  • Adriane de Oliveira Ningeliski Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v3.3244

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Dignidade da pessoa humana, Tomada de decisão apoiada

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar qual o melhor procedimento/instrumento civil que se aplica aos detentores da deficiência conhecida como Síndrome de Down, em qual a pessoa tem as capacidades apenas reduzidas e não totalmente anuladas para a construção de uma vida civil, com base no princípio básico da Dignidade da Pessoa Humana. Dessa maneira, foram buscadas ferramentas de auxílio para a tomada de decisões – Curatela e Tomada de Decisão Apoiada - a partir de uma pesquisa que seguiu a metodologia indutiva, citando diversos autores que discutem sobre os temas propostos. Por fim, o artigo analisa qual o instrumento civil mais adequado para ser utilizado pelos detentores dessa Síndrome em específico, baseado em todo o material coletado, do qual se extrai a tomada de decisão apoiada como boa forma de auxílio à pessoa com a deficiência chamada Síndrome de Down.

Biografia do Autor

  • Caroline Raldi, Universidade do Contestado (UnC)

    Acadêmica da 10ª Fase de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Adriane de Oliveira Ningeliski, Universidade do Contestado; Centro Universitário Unibrasil

    Doutoranda e Mestre em Direito, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Docente e Pesquisadora da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RALDI, Caroline; NINGELISKI, Adriane de Oliveira. A tomada de decisão apoiada como a melhor forma de auxílio à pessoa com Síndrome de Down. Academia de Direito, [S. l.], v. 3, p. 695–712, 2021. DOI: 10.24302/acaddir.v3.3244. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/3244. Acesso em: 30 abr. 2025.