A preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento regional

uma análise da proteção jurídica catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v5.4332

Palavras-chave:

Preservação, Cultura, Patrimônio, Desenvolvimento, Santa Catarina

Resumo

O presente artigo tem como finalidade discutir a preservação do patrimônio cultural e sua relação com o desenvolvimento regional através de uma análise da proteção jurídica catarinense. O questionamento aventado é se a proteção legal do patrimônio cultural no Estado de Santa Catarina pode implicar em meios para o desenvolvimento do estado. Por conseguinte, o objetivo geral é analisar o arcabouço jurídico da proteção legal do patrimônio cultural no Estado de Santa Catarina como meio de desenvolvimento regional. Nessa toada, os objetivos específicos têm como foco apresentar a evolução histórica do conceito de patrimônio, bem como outros conceitos-chave. Posteriormente, serão explicitadas as legislações patrimoniais de cunho internacional e nacional e do Estado de Santa Catarina. Por fim, é analisada a importância da proteção do patrimônio cultural para o desenvolvimento regional. O método de pesquisa utilizado é indutivo, partindo-se de indagações particulares e dirigindo-se às considerações mais abrangentes. O tipo de pesquisa é bibliográfico e documental indireto. Conclui-se que a preservação do patrimônio cultural possibilita o desenvolvimento regional e que Santa Catarina possui legislação forte de preservação, o que contribui para o processo de formação do capital social e o crescimento do sentimento de pertencimento e autoestima da população, elementos significativos para a valorização e preservação do patrimônio cultural.

Biografia do Autor

  • Matheus Augusto Wünsche de Oliveira, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Direito pela Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil

  • Patricia Minini Wechinewsky Guerber, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de pós-graduação strictu sensu Doutorado em Desenvolvimento Regional – PDDR pela UNC. Mestre em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina pela Universidad de La Empresa – Uruguai. Tem pós-graduação latu sensu em Direito Privado Contemporâneo pela UNC – Universidade do Contestado, em Direito Processual Civil pela UNIDERP e em Tradução de Inglês na Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é coordenadora adjunta do curso de Direito e professora no curso de Direito da Universidade do Contestado (UNC). Campus Mafra. Santa Catarina.

     

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Matheus Augusto Wünsche de; GUERBER, Patricia Minini Wechinewsky. A preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento regional: uma análise da proteção jurídica catarinense. Academia de Direito, [S. l.], v. 5, p. 884–908, 2023. DOI: 10.24302/acaddir.v5.4332. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4332. Acesso em: 30 abr. 2025.