Lojas físicas e virtuais: aspectos que influenciam o consumidor
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v30.5854Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o comportamento dos consumidores em lojas físicas e virtuais, identificando os aspectos que influenciam suas decisões de compra. Para isso, aplicou-se um questionário a 429 consumidores. Nas lojas físicas, destacam-se como fatores prioritários a qualidade dos produtos, promoções, controle financeiro, atendimento personalizado e horários diferenciados, enquanto ambiente, estacionamento e comodidade aparecem com menor relevância. Entre os que não compram em lojas virtuais, predominam preocupações com segurança e prazo de entrega. A Análise Fatorial revelou dois fatores principais para compras online: influência social (pressão de grupos e opinião de outros consumidores) e instrumentalização (uso de ferramentas digitais, tendências e facilidade de navegação). O estudo contribui ao oferecer evidências empíricas sobre os determinantes do comportamento de consumo, subsidiando estratégias de marketing e gestão omnichannel voltadas à experiência do cliente.
Palavras-chave: tomada de decisão de compra; marketing; lojas virtuais; influenciadores digitais; empreendedores.
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