Las IG en Argentina y Brasil

una discusión sobre las promesas de calidad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2520

Resumo

Neste artigo, analisamos o processo de implementação de indicações geográficas na Argentina e no Brasil, ambos países do Mercosul, signatários do Protocolo de Harmonização de Padrões de Propriedade Intelectual. O objetivo deste documento é identificar as possíveis causas das dificuldades encontradas nesses países pelo processo de implementação da IG. A análise baseia-se no postulado de duas hipóteses, asumindo como um primeiro elemento limitante, mas dos quais não se tem mais informações, ao baixo conhecimento das IG e a qualidade que elas comunicam da população em geral e dos consumidores em particular. Além desse primeiro fator, consideramos como causas dessas dificuldades e o baixo impacto que elas geram como: a) as divergências nos regulamentos e a diversidade na interpretação das qualidades comunicadas por esses selos; b) a diversidade de interpretações sobre as bases técnicas necessárias para demonstrar a presença de uma qualidade específica vinculada ao território no processo de solicitação de reconhecimento. A metodologia de trabalho baseia-se em uma investigação bibliográfica fundamental sobre o conceito de qualidade específica vinculada ao território e sobre a percepção dos consumidores sobre o que são IGs. Para entender as principais diferenças regulatórias nacionais, foi feita uma comparação entre os dois países. As primeiras conclusões nos levam a considerar o conhecimento que os consumidores de IG têm como uma das limitações. No que diz respeito às bases técnicas que sustentam a IG, existe alguma instabilidade nas interpretações do que se entende por qualidade específica e como analisar e reconhecer sua ligação com o território.

Palavras-chave: Argentina e Brasil. Indicações geográficas. Qualidade. Legislação

Biografia do Autor

  • Marcelo Augustin Champredonde, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria

    Doutor em ESSOR (Espace, Société Rurale et Logique Economiqu pela Université de Toulouse II - Le Mirail.

  • Ligia Aparecida Inhan Matos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) e Mestrado em Gestão pela UTAD (2011), reconhecido pelo Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Doutora no Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED-UFRJ).

Publicado

2019-12-20

Como Citar

CHAMPREDONDE, Marcelo Augustin; MATOS, Ligia Aparecida Inhan. Las IG en Argentina y Brasil: una discusión sobre las promesas de calidad. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, n. Ed. esp. 2, p. 134–165, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9iEd. esp. 2.2520. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2520. Acesso em: 30 abr. 2025.