Neoliberalismo e desenvolvimento regional

obstáculos da política regional no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2686

Resumo

A tradição neoliberal tem produzido modificações no papel do Estado e na condução da vida pública, dessas transformações não escapa as políticas regionais. Nesse contexto, o presente artigo visa averiguar o caráter das políticas regionais no Brasil nos últimos 20 anos, se a sua condução está sujeita as diretrizes neoliberais estabelecidas para “Estado de Consolidação”, bem como as possibilidades e limites que tais orientações impõem a desenvolvimento regional. Para tanto, é realizada uma revisão de literatura sobre o conceito de neoliberalismo e suas remodelações do papel do Estado; a influência deste sobre as orientações nas políticas regionais proposta por organismos internacionais; e, por fim, apresenta o direcionamento das política de desenvolvimento regional no Brasil, nos últimos 20 anos, e sua interlocução com a lógica neoliberal. Os resultados sugerem que embora haja a retomada das políticas regionais no país, com impactos regionais relevantes, a condução da política está restrita a agenda de políticas neoliberais que formam “Estado de Consolidação”, portanto, sujeita as orientações dos credores do Estado, com atuação reduzida a conceder estímulo ao aumento de competitividade do território no sentido de torna-los mais atrativos para as decisões de localização, da produção, emprego e população do mercado.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Desenvolvimento Regional. Políticas Regionais.

Biografia do Autor

  • Raphael de Oliveira Silva, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Universidade Federal da Bahia

    Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Bahia, Pesquisador Associado do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea. Brasília. Brasil.

  • Mabel Diz Marques, Universidade Federal da Bahia

    Doutoranda em economia pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em economia aplicada pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Especialista em controladoria e finanças pela Faculdade 2 de Julho (2018). Graduada em ciências econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2015). Possui experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação e mudanças técnicas, padrões setoriais de inovação e métodos de análise e planejamento regional

Downloads

Publicado

2020-05-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Raphael de Oliveira; MARQUES, Mabel Diz. Neoliberalismo e desenvolvimento regional: obstáculos da política regional no Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 348–369, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2686. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2686. Acesso em: 1 maio. 2025.