A reconversão de regiões carboníferas na Europa

aplicação do lock in por Grabher em casos selecionados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2955

Resumo

Seguindo o Acordo de Paris do Clima, a União Europeia adotou a estratégia Clean energy for all Europeans, estabelecendo encerramento da mineração de carvão até 2036, desempregando 160 mil mineiros. Para a reconversão produtiva, a Comissão Europeia estabeleceu um fundo de fomento à inovação, comissões paritárias e agência de planejamento territorial. A bibliografia crescente aborda a experiência de regiões que encerraram ou passam pela reconversão. Este ensaio objetiva contribuir para a pergunta: qual tem sido a capacidade do Estado em requalificar e reempregar mineiros em larga escala? O ensaio utiliza revisão bibliográfica para comparação entre casos. O benchmark constitui o aglomerado industrial do Ruhr, na Alemanha, que encerrou a transição após prolongada crise e expulsou parcela da população dada a ausência de novos empregos, experiência analisada pelo geógrafo Grabher, que utiliza a categoria de laços fortes da Nova Sociologia Econômica, para interpretar os limitantes da requalificação do Ruhr. Entre as 41 regiões em estudo na Europa, o ensaio selecionou três casos emblemáticos, que se localizam em regiões periféricas com histórico de resistência dos mineiros a alteração das políticas públicas. Utilizam-se aqui as categorias de Grabher para considerar a capacidade do Estado de transformar, em larga escala, a classe dos mineiros em empreendedores. O trabalho conclui que, com base na bibliografia disponível, nas regiões selecionadas o Estado não foi capaz de assegurar o nível de emprego anterior ao fechamento das minas, enfrentando um lock in em conflitos com alianças regionais, que defendem subsídios para manutenção da cadeia produtiva do carvão mineral.

Palavras-chave: Planejamento regional. Transição energética. Laços fortes.

Biografia do Autor

  • Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutor em Sociologia Política. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Augusto José Pinto Souto, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Mestre em Gestão Estratégica de Organizações. Doutorando Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BROSE, Markus Erwin; SOUTO, Augusto José Pinto. A reconversão de regiões carboníferas na Europa: aplicação do lock in por Grabher em casos selecionados. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 1184–1202, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2955. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2955. Acesso em: 30 abr. 2025.