Planejamento regional e pandemia

o modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3317

Resumo

No âmbito político-institucional, a pandemia de Covid-19, ao atingir o Brasil, revelou uma crise de coordenação de forte dimensão federativa. Este artigo tem por objetivo analisar o processo de pactuação entre municípios e estado para a implementação e revisões do Modelo de Distanciamento Controlado. O lócus da pesquisa foi o estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa, que adota o paradigma da teoria crítica e utiliza os pressupostos metodológicos da Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise partiu do posicionamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), emitida por meio de notícias veiculadas pelo do site da entidade. Evidenciaram-se conflitos entre a municipalização e a regionalização, a dinâmica do modelo e a dinâmica da regionalização da saúde e o forte embate entre saúde e impacto econômico ao longo do processo de adoção do modelo.

Palavras-chave: Covid-19. Descentralização. Distanciamento Controlado. Gestão Compartilhada. Regionalização.

Biografia do Autor

  • Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (mestrado e doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010); Mestre em Administração pela EBAPE/FGV

     

     

  • Patricia de Carli, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ)

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2019). Mestre em Direito pelo PPGD/UNISC (2011). Bacharel em Direito pela UPF (2009). Assessora Jurídica da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

  • Bruno Naundorf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestrando em Ensino na Saúde da UFRGS (Turma 2018). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC (2003). Diretor do Departamento de Auditoria do SUS/RS.

  • Patricia Harter Sampaio Stasiak, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ)

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PGDR/UNIJUÍ (Turma 2018), Mestre em Gestão Estratégica das Organizações pelo PPGGEO/URI (2014), Bacharel em Ciências Contábeis pela URI (2001).

  • Luana Borchardt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2019), Bacharel em Direito pela UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALLEBRANDT, Sérgio Luís; CARLI, Patricia de; NAUNDORF, Bruno; STASIAK, Patricia Harter Sampaio; BORCHARDT, Luana. Planejamento regional e pandemia: o modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 1403–1428, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.3317. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3317. Acesso em: 30 abr. 2025.