Gestão humanizada e capitalismo consciente

diferenciais valorativos e competitivos no cooperativismo de crédito a partir da análise de uma agência SICREDI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3540

Resumo

O cooperativismo é relevante para o desenvolvimento socioeconômico territorial. A gestão humanizada, por meio do movimento Capitalismo Consciente, constitui-se como diferencial valorativo e competitivo organizacional. Assim, este artigo propôs identificar as inter-relações, aplicações e contribuições da gestão humanizada quanto aos princípios e práticas cooperativistas, com foco no cooperativismo de crédito. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, a partir de estudo de caso em uma agência Sicredi, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Identificou-se inter-relações das estratégias e práticas cooperativistas com os pilares da gestão humanizada, e proximidades destes pilares e das práticas evidenciadas com princípios cooperativistas. Conclui-se que a gestão humanizada tem significativa inter-relação com os princípios e práticas cooperativistas, contribuindo para o desenvolvimento da agência Sicredi do estudo, sua cooperativa e para o Sicredi, perante o mercado do cooperativismo e do cooperativismo de crédito, e a sociedade.

Palavras-chave: Gestão humanizada. Capitalismo Consciente. Cooperativismo.

Biografia do Autor

  • Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutor em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ - Mestrado e Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional, com Mestrado em Desenvolvimento Regional. Bolsista Prosuc/Capes - UNIJUÍ. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Taísa Schéfer Roveda, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Gestão Empresarial - UNIJUÍ. Bolsista FAPERGS – UNIJUÍ. Mestre em Gestão Estratégica de Organizações (URI). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Maria Margarete Baccin Brizolla, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela FURB/SC (2016) e Pós Doutorado em Contabilidade na UFSC/SC (2018). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ - Mestrado e Doutorado e Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BAGGIO, Daniel Knebel; SAUSEN, Juliana da Fonseca Capssa Lima; ROVEDA, Taísa Schéfer; BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin. Gestão humanizada e capitalismo consciente: diferenciais valorativos e competitivos no cooperativismo de crédito a partir da análise de uma agência SICREDI. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, p. 41–57, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12.3540. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3540. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)