Humanização na educação cooperativa

aplicações e contribuições na gestão e nas práticas do cooperativismo de crédito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3719

Resumo

O cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico territorial, cabendo destacar a representatividade do cooperativismo de crédito neste cenário. Em paralelo, evidencia-se contribuições da educação cooperativa sob a perspectiva da humanização para a gestão e práticas cooperativistas. Com base nestes aspectos, este artigo propôs investigar as aplicações e contribuições da educação cooperativa, à luz do contexto da humanização, no cooperativismo de crédito. Realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com gestores de três agências de crédito cooperativo, de um município do noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa identificou que as estratégias e práticas das agências analisadas contemplam os valores, técnicas e métodos da educação cooperativa, e que a educação cooperativa é permeada por pressupostos humanizadores nestes locais. Conclui-se que a humanização na educação cooperativa contribui para a gestão e práticas das agências analisadas, impactando no cooperativismo de crédito, no cooperativismo e na sociedade, fomentando o desenvolvimento socioeconômico territorial.

Palavras-chave: Educação cooperativa. Práticas de humanização. Cooperativismo de crédito. Desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

    Doutor em Integração Regional – Universidade Federal de Pelotas .  Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI - Mestrado e Doutorado.

  • Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional, com Mestrado em Desenvolvimento Regional. Bolsista Prosuc/Capes - Unijuí/RS.

  • Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

    Doutor em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012), revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI - Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

THESING, Nelson José; SAUSEN, Juliana da Fonseca Capssa Lima; BAGGIO, Daniel Knebel. Humanização na educação cooperativa: aplicações e contribuições na gestão e nas práticas do cooperativismo de crédito. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, n. ed.esp.2(DossieCooperativismo), p. 32–57, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3719. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3719. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2