A trajetória de um Programa de Pós-Graduação da Área de PLURD em uma universidade privada no Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4248

Resumo

O objetivo deste artigo é historiar os acontecimentos que marcaram e definiram a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Para levar esse propósito adiante, recorreu-se às informações disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assim como aos documentos internos do Programa que dão conta, entre outras coisas, dos objetivos que, desde o seu início, ele pretendia alcançar na formação de egressos e na sua contribuição acadêmica para os planos estadual e regional. Entre os achados a que se chegou nesse empreendimento investigativo, tornou-se evidente que o PPDRU se constitui em um Programa de Pós-Graduação (PPG) que,  através de sua estruturação curricular, de seus grupos de pesquisa e esforços de inserção social, concentra seus esforços na formação de agentes públicos e privados promotores do desenvolvimento, mobilizando a ciência em apoio concreto e direto à sociedade.

Palavras-chave: Educação. Desenvolvimento. Pós-Graduação. Stricto Sensu. Nordeste.

Biografia do Autor

  • Laumar Neves de Souza, Universidade Salvador - UNIFACS

    Possui graduação (1997) e mestrado em Economia (2001), e doutorado em Ciências Sociais (2007). Toda essa formação acadêmica foi adquirida no âmbito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) da Universidade Salvador (UNIFACS). Coordenou este Programa de Pós-graduação de dezembro/2012 a fevereiro/2018. Trabalhou, por quase uma década, na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), coordenando, por alguns anos, a área de pesquisas sociais. Tem experiência no manejo e análise de indicadores econômicos e sociais. Já desenvolveu trabalhos técnicos para instituições como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Suas principais temáticas de interesse dizem respeito as questões relativas ao desenvolvimento regional, notadamente aquelas que guardam intima correlação com o mundo do trabalho.

  • Noelio Dantasle Spinola, Universidade Salvador

    Doutor em Análise Geográfica Regional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador. Salvador. Bahia. Brasil.

  • Carolina de Andrade Spinola, Universidade Salvador

    Doutora em Geografia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador. Salvador. Bahia. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SOUZA, Laumar Neves de; SPINOLA, Noelio Dantasle; SPINOLA, Carolina de Andrade. A trajetória de um Programa de Pós-Graduação da Área de PLURD em uma universidade privada no Nordeste do Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, n. ed.esp., p. 137–161, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13ied.esp.4248. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4248. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)