Ecossistema empreendedor, redes e cultura empreendedora: um ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.4896Resumo
A abordagem do Ecossistema Empreendedor [EE] sugere a contribuição de vários atores para a criação de empreendimentos. Entretanto, a forma pela qual a interação dos atores ocorre ainda é inconclusiva. Articulando constructos derivados de redes sociais e institucionalismo, este ensaio teórico formula proposições que posicionam a cultura empresarial e as redes sociais como fatores-chave para a articulação dos EEs. No modelo proposto, a cultura empreendedora é representada pelos principais tipos de informações transmitidas por empreendedores-exemplo a potenciais empreendedores. As empresas articuladas em rede passam pelo processo empresarial em três fases: descoberta de oportunidades, acesso à recursos e obtenção de legitimidade; influenciando um ecossistema diversificado. É argumentado que os EEs relacionados em rede e influenciados pela cultura local permitem maior contextualização da atividade empreendedora.
Palavras-chave: ecossistemas empreendedores; redes; cultura; instituições; desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.