Análise da aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em municípios de Santa Catarina, com vistas ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5331

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS em municípios-polos de Santa Catarina, com vistas ao cumprimento da Agenda 2030, da ONU. Abordagem se caracteriza como qualitativa com o método de estudo de casos múltiplos e análise da participação de municípios catarinenses, selecionados a partir de critérios de centralidade em cada uma das mesorregiões do Estado. A coleta de dados foi realizada nos sites oficiais das prefeituras, do Programa Cidades Sustentáveis e do Movimento Nacional ODS SC, além de entrevista com o coordenador do Movimento Nacional ODS SC. A partir dos dados coletados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os municípios-polos de Santa Catarina se encontram incipientes e em estágios distintos com relação à aderência aos ODS e fornece um diagnóstico para os gestores municipais acerca da relevância da adesão aos ODS no estado de Santa Catarina.

Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ODS; Agenda 2030; Municípios Catarinenses.

Biografia do Autor

  • Fernanda Mara Peretti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Santa Catarina. Brasil.

  • Rógis Juarez Bernardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2016 - 2017); Doutorado em Engenharia Civil - Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001 - 2005); Mestrado em Engenharia Civil, Cadastro Técnico Multifinalitário, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999 - 2000); Pós-graduação em Docência e Ensino Superior, Faculdade Exponencial; graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e membro do atual corpo docente permanente do Doutorado e Mestrado Profissional em Administração (foi coordenador entre 2016 e 2018). Desenvolve estudos na Linha de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações (membro do Grupo de Pesquisa). Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento e gestão territorial; Planejamento do desenvolvimento e sustentabilidade; Desenvolvimento regional e urbano.

  • Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professor titular e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Chapecó, no Mestrado Profissional e Doutorado em Administração. Desenvolve estudos na Linha de Pesquisa em Estratégia e Competitividade, com abordagem qualitativa para compreender a formulação e/ou formação da estratégia, preferencialmente em pequenas e médias empresas. Seus temas preferenciais de investigação são: Dinâmica entre Estratégia Deliberada e Emergente, Estratégia como Prática Social, Rotinas Organizacionais, Planejamento e Gestão Estratégica. Sua experiência de pesquisa tem consolidado a construção e refinamento de metodologia de planejamento estratégico adaptada à realidade das pequenas e médias empresas. Pesquisa a estratégia em seus aspectos sociológicos na inter-relação entre o ambiente micro e macro organizacional. Investiga, pela via da pesquisa-ação, as interfaces entre planejamento estratégico e inovação, no âmbito das startups.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERETTI, Fernanda Mara; BERNARDI, Rógis Juarez; MACHADO, Nelson Santos. Análise da aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em municípios de Santa Catarina, com vistas ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 278–299, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.5331. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5331. Acesso em: 30 abr. 2025.