Jardins de mel da cidade de Curitiba: intenções e ações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5500

Resumo

A gestão municipal de Curitiba, capital do estado do Paraná, em 2017, iniciou a instalação de caixas contendo colmeias de abelhas nativas em seus parques e logradouros, suscitando questionamentos quanto aos reais impactos produzidos por esta iniciativa. A partir do uso da estrutura de tipologia para estudos em políticas públicas, buscou-se perceber as nuances reais, simbólicas, falsas ou sem sentido, presentes na referida ação, que é denominada Jardins de Mel. O estudo apresenta um esforço de análise documental e contextualização histórica do projeto, com dados coletados entre setembro de 2017 e abril de 2024, através de diversas publicações presentes na internet, além do levantamento bibliográfico realizado em abril de 2024. Outro elemento, presente neste trabalho, é a revisão da bibliografia utilizada para construir a relação teórico-prática. As informações obtidas permitiram concluir que o projeto proposto aos munícipes curitibanos percorre todos os tipos teorizados, embora confirme a preponderância de elementos de pseudopolítica, demonstrando que o modelo teórico aplicado, mediante o uso de métodos interpretativos e argumentativos, pode contribuir significativamente para a compreensão de intenções-ações dos gestores públicos, sugerindo novas discussões que avaliem impactos de serviços ecossistêmicos, preservação de espécies e educação ambiental.

Palavras-chave: meliponicultura urbana; abelhas sem ferrão; políticas públicas; pseudopolítica.

Biografia do Autor

  • Marcia Aparecida Osovski Suss, Universidade Federal do Paraná

    Mestre e doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba. Paraná. Brasil.

  • Marcos Paulo Fuck, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba. Paraná. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SUSS, Marcia Aparecida Osovski; FUCK, Marcos Paulo. Jardins de mel da cidade de Curitiba: intenções e ações. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 764–789, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5500. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5500. Acesso em: 27 jul. 2025.