Canais de comercialização da cadeia produtiva do açaí: um estudo na região de Concórdia - Pará
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5677Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a dinâmica econômica dos canais de comercialização do açaí, destacando a importância dessa cadeia produtiva para a economia local e a subsistência dos agricultores familiares. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e descritiva, baseada em entrevistas em profundidade, observação não participante e análise de dados secundários. Os dados foram coletados junto a diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva de açaí. Os resultados revelam que que a cadeia produtiva do açaí em Concórdia/PA é composta conecta agricultores extrativistas, agricultores familiares, intermediários, agroindústrias e consumidores finais, e os canais variam desde vendas diretas em feiras locais até contratos com agroindústrias e exportações internacionais. Contudo, o fortalecimento dessa cadeia depende de investimentos em infraestrutura, assistência técnica, inovação e organização comunitária para garantir a sustentabilidade e a valorização do produto no mercado nacional e internacional.
Palavras-chave: agricultura familiar; comercialização agrícola; desenvolvimento rural; economia rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.