Desconcentração industrial e mudanças no emprego na região metropolitana de São Paulo: 1990 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5753Resumo
Este artigo analisa as transformações espaciais no emprego da Indústria de Transformação na Região Metropolitana de São Paulo entre 1990 e 2022. A partir de dados da RAIS para os 645 municípios paulistas, foram construídos indicadores de evolução e concentração do emprego industrial, bem como realizada uma Análise Exploratória de Dados Espaciais, com mapas por faixa de emprego e por aglomerações (LISA). Os resultados evidenciam uma progressiva redução do número absoluto e da participação relativa da RMSP, indicando um claro processo de desconcentração industrial em múltiplas escalas. Observou-se também uma menor concentração do emprego entre os municípios paulistas, com destaque para o deslocamento das aglomerações industriais em direção ao interior, especialmente ao longo do eixo São Paulo-Campinas. Ainda que mais limitada, identificou-se também a interiorização da atividade industrial para regiões mais afastadas da capital paulista, geralmente próximas a importantes eixos rodoviários do Estado, apontando um padrão de desconcentração não aleatório e espacialmente seletivo. Esses achados reforçam a hipótese de uma “desconcentração concentrada” da indústria paulista e contribuem para o debate sobre os impactos territoriais das transformações recentes no setor industrial brasileiro.
Palavras-chave: desconcentração; indústria; desenvolvimento regional; região metropolitana de São Paulo; reindustrialização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.