O discurso institucional das entidades públicas de ATER

Autores/as

  • Marcelo Horta Messias Franco Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB
  • Marcelo Leles Romarco Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Economia Rural
  • Túlio Lima Borges Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER). Iúna. Espírito Santo
  • Márcia Campos Gomes Universidade Federal do Amazonas. Campus de Humaitá

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1894

Resumen

A pesquisa apresenta uma análise exploratória dos discursos institucionais do serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Brasil a partir de informações disponíveis nos sites institucionais das entidades públicas de Ater nacionais e à luz da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) de 2010. Como recursos metodológicos foram utilizados procedimentos da análise de conteúdo e análise do discurso, os quais permitiram identificar coerências e incoerências entre os itens analisados, e destes com atual política nacional. Ficou evidenciada uma intencionada e nítida busca de sintonia da comunicação organizacional dessas entidades com o texto da lei da Pnater. Considerando o levantamento realizado e a discussão bibliográfica sobre o tema da Pnater, foi possível detectar, finalmente, a existência de disputas acerca das distintas visões sobre o desenvolvimento rural sustentável no Brasil.

Palavras Chave: Desenvolvimento Rural Sustentável. Extensão Rural. Pnater.

Biografía del autor/a

  • Marcelo Horta Messias Franco, Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB

    Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Analista Socioambiental do Programa Povos Indígenas do IEB. Lábrea. Amazonas.

  • Marcelo Leles Romarco, Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Economia Rural

    Doutor em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ. Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa

  • Túlio Lima Borges, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER). Iúna. Espírito Santo

    Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER). Iúna - Espírito Santo.

  • Márcia Campos Gomes, Universidade Federal do Amazonas. Campus de Humaitá

    Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa-UFV - Professora Substituta na UFAM

Publicado

2019-03-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FRANCO, Marcelo Horta Messias; ROMARCO, Marcelo Leles; BORGES, Túlio Lima; GOMES, Márcia Campos. O discurso institucional das entidades públicas de ATER. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 263–283, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.1894. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1894. Acesso em: 30 apr. 2025.