Gestão de micro e pequenas empresas

estudo em restaurantes da região metropolitana de Campinas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2117

Resumen

Este estudo teve como objetivo apresentar as contribuições da teoria da contingência e o entendimento das variáveis que interferem no processo de gestão e tomadas de decisão em restaurantes da Região Metropolitana de Campinas. A amostra pesquisada foi não probabilística e por conveniência. Foram escolhidos dois restaurantes de cada cidade da RMC, composta por vinte municípios, totalizando uma amostra de quarenta restaurantes. A proposta de associar a teoria da contingência com o segmento de restaurantes da região teve como premissa analisar os fatores contingentes das micro e pequenas empresas (MPEs) quanto pela relevância que os restaurantes passaram a ter no cotidiano da sociedade. Considerando os estudos de Donaldson (2001), Woodward (1965), Guerra (2007), Espejo (2008), Chenhal (2007), foi possível conhecer e entender que cada empresa tem suas próprias limitações e não existe uma forma prescritiva desenvolvida por nenhuma das teorias existentes que possa ser eficaz a todas as empresas, mas existem fatores contingentes. Como resultado, verificou-se que mesmo com um processo de gestão empresarial incipiente, uma combinação de algumas das variáveis a que estão submetidos os estabelecimentos e seus respectivos proprietários, é possível uma MPE responder de maneira satisfatória aos fatores contingentes, pois uma de suas principais vantagens é estar próxima dos clientes e poder corresponder de maneira imediata aos seus anseios. Este estudo contribui ao utilizar a teoria da contingência no processo de gestão e tomada de decisão das MPEs, ao invés de uma grande organização.

Palavras-chave: Teoria da contingência. Gestão empresarial. Tomada de decisão. Restaurantes.

Biografía del autor/a

  • Djair Picchiai, FGV-EAESP e Centro Universitário Campo Limpo Paulista

    Doutor em Administração de Empresas. Professor da FGV - EAESP, Departamento de Administração e Centro Universitário Campo Limpo Paulista. São Paulo. São Paulo. Brasil.

  • Alessandre Oliveira Ferreira, Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)

    Mestre em Administração pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP). São Paulo. São Paulo. Brasil.

Publicado

2019-08-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PICCHIAI, Djair; FERREIRA, Alessandre Oliveira. Gestão de micro e pequenas empresas: estudo em restaurantes da região metropolitana de Campinas. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 454–477, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.2117. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2117. Acesso em: 30 apr. 2025.