Atividade turística em Natal e Tibau do Sul

análise a partir de medidas de especialização para o período 2001 – 2016

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2375

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar as trajetórias de expansão do setor turístico no Rio Grande do Norte, estado situado na Região Nordeste do Brasil, considerando seus dois destinos mais importantes: Natal, capital estadual e Tibau do Sul, onde está localizada a praia de Pipa. O estudo comparativo da dinâmica dos empregos turísticos nesses dois municípios no período 2001- 2016 oferece indicações a respeito do peso do turismo na determinação do emprego ao longo do tempo nos mesmos. A hipótese que sustenta este trabalho é que enquanto a atividade turística em Natal experimentou perda de importância relativa, a inserção alcançada por Pipa nos mercados internacional e nacional tornou-a um produto turístico singular, determinando uma trajetória de crescimento mais intensivo dos negócios ligados ao setor e promovendo a concentração do emprego nesta localidade. Os resultados obtidos a partir do Quociente locacional (), do índice Hirschman- Herfindahl () e do índice de Participação Relativa () permitem aumentar o grau de confiança na hipótese formulada.

Palavras-chave: Turismo. Emprego. Medidas de Especialização.

Biografía del autor/a

  • Robson Ivan da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN). Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

  • Márcia Maria de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia – Unicamp. Campinas, SP, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN), Natal, RN, Brasil.

  • Marconi Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Departamento de Economia – DEPEC – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, RN, Brasil.

  • Joelson Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO-UFRN). Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Publicado

2019-10-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SILVA, Robson Ivan da; BEZERRA, Márcia Maria de Oliveira; SILVA, Marconi Gomes da; SANTOS, Joelson Oliveira. Atividade turística em Natal e Tibau do Sul: análise a partir de medidas de especialização para o período 2001 – 2016. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 731–752, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.2375. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2375. Acesso em: 30 apr. 2025.