A formação de redes interorganizacionais para o desenvolvimento regional

Autores

  • Meroli Saccardo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Campus Sertão.
  • Rógis Juarez Bernardy Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1950

Resumo

A pesquisa versa sobre a construção de redes interorganizacionais e o papel de uma Instituição de ensino técnico e superior no desenvolvimento regional. O objetivo é analisar a formação de redes interorganizacionais e a importância da atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Erechim (RS), para o desenvolvimento regional. A pesquisa justifica-se, pois se propõe observar a interação da Instituição de ensino com os atores sociais regionais e de que forma as áreas de pesquisa contribuem com a região do Alto Uruguai (RS), considerada periférica no contexto socioeconômico do Rio Grande do Sul. Insere-se em uma abordagem descritiva com enfoque de pesquisa qualitativa e a estratégia de pesquisa, se enquadra como estudo de caso único, com base no IFRS e suas respectivas redes interorganizacionais, independentemente de sua densidade. As técnicas de coleta de dados foram a pesquisa documental e a base de dados de pesquisa do IFRS e foi utilizada a análise de conteúdo. A Instituição contribui para o desenvolvimento regional, além da incorporação de valor agregado de conhecimento na qualificação de recursos humanos. A formação de redes interorganizacionais poderia intensificar a eficácia de sua atuação na região do Alto Uruguai (RS). Mesmo verificando a forte interação da Instituição com demais atores regionais e a presença de uma rede formal constituída, com o auxílio do IFRS, o tempo de atuação da Instituição pode ser um limitador para a criação de redes interorganizacionais que promovam o desenvolvimento regional.

Palavras chave: Desenvolvimento Regional. Ensino Técnico e Superior. Redes Interorganizacionais.

Biografia do Autor

  • Meroli Saccardo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Campus Sertão.

    Mestre Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2016). Servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -Campus Sertão.

  • Rógis Juarez Bernardy, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

    Doutor em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC – Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Downloads

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SACCARDO DOS SANTOS, Meroli; BERNARDY, Rógis Juarez. A formação de redes interorganizacionais para o desenvolvimento regional. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 140–159, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.1950. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1950. Acesso em: 30 abr. 2025.