O programa nacional de segurança do paciente e as implicações nos serviços de saúde como aspecto relevante ao desenvolvimento regional

Autores

  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado
  • Fernanda Vandresen Universidade do Contetado

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2089

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente e as implicações nos serviços de saúde como aspecto relevante ao desenvolvimento regional. Deste modo, ressalta a necessidade da implementação de ações que contribuam para a melhoria dos serviços e para a efetivação do acesso à saúde ao considerar que receber assistência à saúde é um direito de todos e dever do Estado. O profissional não possui o intuito de causar qualquer dano na assistência prestada, pois tem como objetivo principal o cuidado, porém, mesmo de forma não intencional ainda há ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Diante disso, o Programa Nacional de Segurança do Paciente se torna ferramenta indispensável para incentivar o desenvolvimento de medidas preventivas para que os serviços tornem o sistema mais seguro. Na coleta de dados exploraram-se documentos da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, relatórios da Vigilância Sanitária Estadual e estudos realizados acerca da temática, no Planalto Norte Catarinense. Os dados evidenciaram as iniciativas que se concretizaram ou estão em consolidação sob influência de aspectos históricos, políticos e culturais de cada município e a existência ou não de um Núcleo de Segurança do Paciente atuante.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Saúde. Segurança do Paciente.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado

    Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado; gestão pública. Atua nos seguintes temas: Direitos sociais - políticas públicas e políticas sociais; saúde, assistência social, criança e adolescentes, idoso, jovens, gênero, cultura e desenvolvimento(s).

  • Fernanda Vandresen, Universidade do Contetado

    Enfermeira, Docente da Universidade do Contestado, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MILANI, Maria Luiza; VANDRESEN, Fernanda. O programa nacional de segurança do paciente e as implicações nos serviços de saúde como aspecto relevante ao desenvolvimento regional. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 478–505, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.2089. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2089. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>