Estudo da adaptação estratégica da accountability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2112

Resumo

O presente artigo discorre sobre o processo de mudança e adaptação estratégica da accountability do município de Ijuí/RS, em um estudo a partir da institucionalização do processo de accountability, indicando as possibilidades de desenvolvimento no município ao longo do período de mudança e de adaptações, de ordem da legislação pública, do exercício da cidadania e do controle social. Propõe-se uma análise longitudinal da direct research (MINTZBERG, 1978), contemplando o ambiente de mudança e as questões de organização e adequação realizadas no decorrer do processo, com as contribuições de Pettigrew, Ferlie e Mckee (1992) para o contexto, conteúdo e processo de mudança, e de Hrebiniak e Joyce (1985) para a análise e interpretação das tipologias de adaptação estratégica. O município está situado na região Noroeste/RS e destaca-se por sua população e pela participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, dando importância para a accountability como fundamental no processo de gestão estratégica perante a responsabilidade com ética, na condução dos recursos públicos em geral. O estudo revela que no processo de mudança e adaptação estratégica da accountability o ambiente é determinante tanto para a escolha diferenciada como para a escolha estratégica, e a adaptação por vontade prevalece no sentido de aproximar o desempenho do governo com as necessidades do cidadão. Em relação ao desenvolvimento da accountability, a interação da gestão pública com o cidadão é capaz de produzir resultados por meio das escolhas estratégicas.

Palavras-chave: Adaptação estratégica. Esfera pública. Accountability. Desenvolvimento. Ijuí.

Biografia do Autor

  • Marlene Rodrigues de Jesus, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional – Área de Concentração: Gestão de Organizações e do Desenvolvimento. Graduada em Administração e Ciências Contábeis. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutor em Engenharia de Produção. Pós Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional -Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutora em Ciência do Solo. Mestre em Biodinâmica e Produtividade do Solo. Graduada em Agronomia. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional -Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JESUS, Marlene Rodrigues de; SAUSEN, Jorge Oneide; FERNANDES, Sandra Beatriz Vicenci. Estudo da adaptação estratégica da accountability. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, p. 402–420, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9i0.2112. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2112. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)