Relevância econômica dos benefícios previdenciários nos municípios da região COREDE Celeiro/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2891

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar e debater sobre a relevância econômica dos benefícios pagos pela Previdência Social Federal na renda dos municípios brasileiros, em especial nos de pequeno porte. Parte-se da premissa de que no local os fundamentos teóricos diferem-se dos da macroeconomia nacional, por se tratar de uma economia aberta por excelência, com livre fluxo de bens, serviços, rendas, capitais e fatores de produção. Para tal abordagem, epigrafou-se as teorias da Base Exportadora, da Base Econômica e da proposição de Kohler com ênfase na endogeneidade da moeda no território e na diferenciação entre Produto e Renda. Com vistas ao enquadramento metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e quantitativa, com o trato estatístico de dados secundários oficiais da Região do COREDE Celeiro/RS, composta por 21 municípios, todos com menos de 25.000 habitantes. Como resultados observou-se a grandeza relativa dos benefícios previdenciários na composição da Renda Municipal, para além da forte correlação, em especial, entre estas transferências públicas e o setor terciário nos municípios amostrais.

Palavras-chave: Renda Municipal. Teoria da Base Econômica. Endogeneidade da Moeda. Benefícios Previdenciários. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

  • Romualdo Kohler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Doutor em Administração. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • Karine Matuchevski Balzan, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Mestre em Engenharia de Produção - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

  • João Vitor Moraes Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

    Bolsista PROBIC/FAPERGS. Acadêmico do Curso de Ciência da Computação. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KOHLER, Romualdo; BALZAN, Karine Matuchevski; RIBAS, João Vitor Moraes. Relevância econômica dos benefícios previdenciários nos municípios da região COREDE Celeiro/RS. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 932–951, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.2891. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2891. Acesso em: 1 maio. 2025.