Fontes de crescimento da produção agrícola no estado de Mato Grosso do Sul entre 2006 e 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3326

Resumo

Este artigo objetivou identificar as fontes de crescimento das principais culturas agrícolas no estado de Mato Grosso do Sul no período de 2006 a 2017. A análise foi realizada por meio do modelo shift-share, também conhecido como estrutural-diferencial. Os fatores explicativos da evolução da produção foram os efeitos área, rendimento e localização geográfica. As alterações na área cultivada foram subdivididas em efeito escala e substituição. Os resultados mostram que o setor agrícola sul-mato-grossense é muito dependente das culturas da soja, milho e cana-de-açúcar. Mostram também que, entre os fatores explicativos, o que mais se destacou foi o efeito escala, positivo em todo o período e subperíodos analisados. Por fim, conclui-se que o aumento da produção se deu mais em decorrência da expansão da área cultivada do que por ganhos de produtividade, evidenciando-se a existência de um setor agrícola pouco dinâmico no estado.

Palavras-chave: Culturas temporárias. Dinâmica produtiva. Shift-share.

Biografia do Autor

  • Vilmar Nogueira Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo. Paraná. Brasil.

  • Francis Régis Gonçalves Mendes Barbosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo. Paraná. Brasil. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ponta Porã. Mato Grosso do Sul. Brasil.

  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Ciências (Economia Aplicada). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DUARTE, Vilmar Nogueira; BARBOSA, Francis Régis Gonçalves Mendes; STADUTO, Jefferson Andronio Ramundo. Fontes de crescimento da produção agrícola no estado de Mato Grosso do Sul entre 2006 e 2017. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, p. 380–404, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12.3326. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3326. Acesso em: 30 abr. 2025.