Análise da produção e do desenvolvimento municipal da agropecuária tocantinense entre 2006 e 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.3646

Resumo

A ascensão do cerrado na produção agropecuária colocou em foco o estado do Tocantins. Ele é o estado mais novo do Brasil, foi criado a partir da Constituição de 1988 e vem passando por um processo de expansão da sua estrutura produtiva. Entre 2006 e 2017, o Tocantins mais que quadriplicou seu valor bruto na produção agropecuária (VBPA). Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a localização e especialização do setor agropecuário tocantinense frente à região Norte, bem como verificar a associação entre o valor de produção do setor com o desenvolvimento dos municípios do Tocantins nos anos de 2006 e 2017. Para atender o objetivo foram aplicados os indicadores locacionais e de especialização, e as técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE). Os resultados mostraram que houve um aumento significativo na produção de lavouras temporárias, e uma desconcentração espacial do VBPA no estado. O AEDE apontou que, mesmo com o avanço do VBPA, muitos municípios com alto valor de produção estão cercados por municípios com baixo desenvolvimento, principalmente no indicador da saúde, que apresentou vários outliers alto-baixo.

Palavras-chave: Agropecuária; Tocantins; Desenvolvimento Regional; Análise Espacial.

Biografia do Autor

  • Cínthia Santos Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Economista. Mestra em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Doutoranda em Economia no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Minas Gerais. Brasil.

  • Lucir Reinaldo Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Economista. Doutor em Geografia pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Professor adjunto do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Unioeste/Toledo e investigador colaborador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa)-PT. Toledo. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Cínthia Santos; ALVES, Lucir Reinaldo. Análise da produção e do desenvolvimento municipal da agropecuária tocantinense entre 2006 e 2017. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 71–96, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.3646. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3646. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)