Financiamento da assistência social

avanços e ameaças à política pública de inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.4018

Resumo

O financiamento da política pública de Assistência Social no Brasil apresenta uma trajetória histórica desde a Legião Brasileira de Assistência (LBA) até pós Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, na qual não se evidencia percentual mínimo garantido legalmente para o seu financiamento, configurando uma vulnerabilidade desta política social. O artigo objetiva refletir sobre este percurso, buscando apresentar a legislação condizente ao seu financiamento e apontar as reivindicações que ocorreram nas conferências municipais. O estudo articulou-se pelo desenvolvimento da pesquisa documental nos municípios de Palmas/PR e Canoinhas/SC, em relação a estrutura e orçamento do SUAS. Entre os resultados constata-se que a proteção social básica se encontra em curso, no entanto, em Palmas-PR há necessidade de ampliação da alta complexidade. Conclui-se que a sustentabilidade da assistência social é um dos fatores que sofre de um esquivamento legal e que a indefinição de valores mínimos, leva à oscilação a cada orçamento.

Palavras-chave: Seguridade Social. Sistema Único da Assistência Social. Financiamento.

Biografia do Autor

  • Deise Thais Natsume Carolo, Universidade do Contestado (UNC)

    Especialista em Gestão da Responsabilidade Social (2013). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Contestado (2006). É mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC) Canoinhas. Atualmente é assistente social da PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS PARANÁ. Tem experiência na área de Serviço Social. Foi membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Canoinhas - Gestão 2009-2011. Participou como suplente no Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas - PR de maio de 2017 a agosto de 2017. Atuou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Abelardo Luz/SC (2008-2010) compondo a equipe multiprofissional da Clínica de Reabilitação do Sistema Único de Saúde (SUS). Integrou o Projeto de Prevenção de Deficiências "APAE+Você=Prevenção o qual conquistou o 8º Prêmio do Instituto Guga Kuerten em 2010. Atuou na Prefeitura Municipal de Canoinhas como assistente social do Centro de Referência da Assistência Social CRAS- Santa Cruz (2010-2011). Atuou como funcionária cedida da Prefeitura Municipal de Canoinhas na APAE, onde fundou o Clube de Mães do período matutino e também atuou na área de elaboração de projetos para Captação de Recursos, através do qual a APAE conseguiu um micro-ônibus viabilizado pelo Consulado do Japão; integrante do Projeto de Prevenção de Deficiências "A vida em suas mãos" como palestrante. Atuou como assistente social no Programa de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Canoinhas. De 2016-2018 atuou como assistente social do Centro de Abrigo Municipal de Palmas/PR. De 2018 a Março de 2020 atuou no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas/PR, integrando também a comissão organizadora da Educação Permanente para a Atenção Primária à Saúde. Atualmente é assistente social do CRAS-Lagoão de Palmas-PR.

  • Karina Vieira Carvalho, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestranda em Desenvolvimento Regional (PMDR). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas, Santa Catarina.

  • Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora em Serviço Social. Assistente Social. Professora universitária. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAROLO, Deise Thais Natsume; CARVALHO, Karina Vieira; MILANI, Maria Luiza. Financiamento da assistência social: avanços e ameaças à política pública de inclusão social. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, p. 265–290, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12.4018. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4018. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>