O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA e os desafios da pesquisa sobre desenvolvimento regional no interior do país

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4198

Resumo

Este trabalho visa apresentar a proposta, o diferencial e a trajetória do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA. Características e demandas regionais, composição da estrutura das linhas de pesquisa que abarcam as disciplinas e pesquisas são apresentadas, bem como os desafios futuros do programa e da própria área do conhecimento. Como principais resultados se apresenta que o programa se configura como importante instrumento do debate sobre o Desenvolvimento, sobre as características do processo de Desenvolvimento no interior do país, elencando temas como Competitividade, Agronegócios e Educação. Portanto, se configurando como estratégico tanto para compreender demandas locais, regionais do país, quanto para articular diálogos na promoção do entendimento dos aspectos do setor privado para o debate do Desenvolvimento, por se tratar de um programa em Escola de Negócios, quanto para chamar a atenção para elementos recebidos como demandas sociais locais e regionais para políticas públicas para o Desenvolvimento que considerem especificidades de Goiás, do Centro-Oeste e parte do norte brasileiro, de onde são oriundos boa parte dos discentes do programa. Pensar as demandas a partir das pesquisas dos docentes e dos discentes vinculados ao mercado de trabalho, sejam servidores públicos, empreendedores, ou trabalhadores do setor privado se coloca como exercício importante para um país complexo, extenso, com grande população, e com tantas disparidades regionais.

Palavras-chave: Pós-graduação em desenvolvimento regional. Mestrado. UNIALFA.

Biografia do Autor

  • Marcelo Ladvocat , Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília - UCB (Área de Concentração - Finanças). Goiás. Brasil.

  • Cintia Neves Godoi, Centro Universitário Alves Faria

    Professora e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Goiás. Brasil.

  • Guilherme Resende Oliveira , Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Goiás. Brasil.

  • Alcido Elenor Wander, Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Ciências Agrárias (Concentração: Economia Agrícola) pela Georg-August-Universität Göttingen. Goiás. Brasil.

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Goiás. Brasil.

  • Edson Jose de Sousa Junior, Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiás. Brasil.

  • Rafael Henrique Dias Manzi, Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Doutor em relações internacionais pela Universidade de Brasília. Goiás. Brasil.

  • George Henrique de Moura Cunha, Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Goiás. Brasil.

  • Hérica Landi de Brito, Centro Universitário Alves Faria

    Professora e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiás. Brasil.

  • Nilo Leal Sander, Centro Universitário Alves Faria

    Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Doutor em Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede BIONORTE. Bolsista PDSE (2016) pela Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo - México. Goiás. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

LADVOCAT , Marcelo et al. O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA e os desafios da pesquisa sobre desenvolvimento regional no interior do país. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, n. ed.esp., p. 67–90, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13ied.esp.4198. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4198. Acesso em: 30 abr. 2025.