Administração pública, desenvolvimento regional e cidades sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5134

Resumo

Esse artigo objetiva analisar a importância da administração pública no desenvolvimento regional, com ênfase nas cidades, em relação as várias dimensões do desenvolvimento, como ambiental, tecnológica, social e institucional. Considerou-se no referencial teórico a teoria dos polos de crescimento e a teoria do desenvolvimento endógeno. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e descritivo, com análise de dois índices de desenvolvimento, o Índice de Desafios da Gestão Municipal - IDGM e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal - IFDM, destacando-se alguns municípios brasileiros. Cidades geram emprego e renda, imprescindíveis para o crescimento e desenvolvimento econômico, e enfrentam problemas de gestão e de impactos socioambientais. O Estado tem papel fundamental em fornecer condições de zoneamento garantindo um uso adequado e ordenado da terra, no entanto, a administração pública, pode se tornar um entrave ao desenvolvimento local devido à má elaboração de políticas públicas, gestão dos recursos públicos, falta de planejamento adequado, corrupção, entre outros.

Palavras-chave: Economia urbana; Sustentabilidade; Crescimento urbano; Administração pública; Governo.

Biografia do Autor

  • Jair Zaleski, Universidade do Contestado - UNC

    Graduado em Direito (UNC), advogado, Especialista em em Direito Processual Civil (CESUSC) e Mestrando em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

  • Francis Mara Schiessl, Universidade do Contestado - UNC

    Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), Especialista em em Segurança Pública e Cidadania (FACEL), em Inteligência, Gestão da Informação e Estratégia (IPEP), em Sociologia e Política de Segurança Pública (IPEP) e Mestranda em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

  • Jorge Amaro Bastos Alves, Universidade do Contestado - UNC

    Economista - UFSC, Mestre em Desenvolvimento Regional - UNC e Doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI). Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Luciano Bendlin, Universidade do Contestado - UNC

    Bacharel em Ciências Contábeis (UNC), Mestre em Administração (FURB) e Doutor em Administração com enfoque em estratégias empresarias e finanças (PUCPR). ). Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ZALESKI, Jair; SCHIESSL, Francis Mara; ALVES, Jorge Amaro Bastos; BENDLIN, Luciano. Administração pública, desenvolvimento regional e cidades sustentáveis. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 255–277, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.5134. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5134. Acesso em: 1 maio. 2025.