Agricultura Resiliente ao Clima (ARC): avaliação das lavouras de sequeiro no estado do Ceará no periodo 1945 /2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5397

Resumo

A agricultura de sequeiro tem relevancia como instrumento que pode contribuir para o desenvolvimento regional no semiárido do Ceará.Uma das características do semiárido é a instabilidade pluviométrica. Neste sentido esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Pode-se falar que os agricultores cearenses que cultivam lavouras de sequeiro desenvolvem características adaptativas às dificuldades provocadas pela instabilidade pluviométrica que permitam falar que praticam agricultura resiliente ao clima no periodo de 1945 a 2020? Para respondê-la tem os seguintes objetivos específicos: a) classificar a distribuição da pluviosidade do Ceará de 1901 a 2020 em três períodos; b) examinar os anos de ocorrência desses períodos entre 1945 e 2020; c) avaliar o comportamento da produção de arroz, feijão, mandioca e milho no Estado em cada um desses períodos; d) estimar as instabilidades da precipitação de chuvas, bem como as associadas às variáveis definidoras da produção das culturas estudadas; e) verificar se há existência de resiliência na produção destas culturas à ocorrência de secas, tal como definidas neste estudo. Os dados pluviométricos utilizados foram retirados da NOAA (2022) cobrindo o periodo de 1901 a 2020. As informações das lavouras estudadas são disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período 1945/2020. A pesquisa mostra de que forma os cultivos em lavouras de sequeiro podem contribuir para o desenvolvimento regional. Estimaram-se as instabilidades usando os coeficientes de variação. Utilizou-se análise fatorial na construção do índice de sinergia. Os resultados demonstraram a existência de auto-resiliência na produção das lavouras estudadas.

Palavras-chave: lavouras alimentares de sequeiro; seca; instabilidades da precipitação de chuvas; desenvolvimento rural das regiões semiáridas; desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • José de Jesus Sousa Lemos, Universidade Federal do Ceará

    Doutor e Pós-Doutor em Economia Rural, dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente. Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, vinculado aos cursos de Mestrado e Doutorado em Economia Rural. Ceará. Brasil.

  • Filomena Nádia Rodrigues Bezerra, Universidade Federal do Ceará

    Engenheira Agrônoma. Mestre e Doutora em Economia Rural. Professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEMOS, José de Jesus Sousa; BEZERRA, Filomena Nádia Rodrigues. Agricultura Resiliente ao Clima (ARC): avaliação das lavouras de sequeiro no estado do Ceará no periodo 1945 /2020. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 1088–1109, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5397. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5397. Acesso em: 14 dez. 2025.