Análise regional do emprego dos municípios do Centro-Norte do Brasil nas primeiras décadas do Século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5864

Resumo

Este artigo apresenta a dinâmica produtiva dos municípios do Centro-Norte do Brasil nas primeiras décadas do século XXI. Elaborou-se o Quociente Locacional (QL) e realizou-se a comparação dos valores de QL com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada município. Para tanto, os dados secundários foram obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Observou-se que os municípios que atuam expressivamente no ramo da mineração, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará, obtiveram maiores valores de PIB. A maioria dos municípios do Centro-Norte, cujo ramo de atividade com maior expressão é a agropecuária, demonstrou valores altos de QL para Administração pública. Portanto, sugere-se que estudos futuros sejam realizados no Centro-Norte para identificar as disparidades regionais com maior clareza e propor políticas públicas mais incisivas para os residentes, considerando a atuação deles como steakholders.

Palavras-chave: fronteira agrícola; políticas públicas; desenvolvimento regional; especialização produtiva.

Biografia do Autor

  • Samuel Ferreira da Fonseca, EETEPA - Escolas Técnicas do Estado do Para

    Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina (2016). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Montes Claros, campus Pirapora (2013). Foi estagiário na Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) entre 2010 e 2012, pelo convênio CPRM/UNIMONTES (Geoquímica Ambiental). Possui experiência em Geoprocessamento e geografia aplicada na Análise Regional. Atua principalmente na área de Geoprocessamento Aplicado em Estudos Regionais (Rurais e Urbanos); Geografia Aplicada, Geoprocessamento Aplicado em Análise Regional e Socioeconômica. Atuou como professor de Geografia na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Foi professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Caxias-MA (entre 01/10 de 2020 a 31/03 de 2022). Atuou no Instituto Federal do Mato Grosso, campus de Guarantã do Norte (professor Substituto) entre jun. e out. de 2022. Prestou serviços como professor celetista na Faculdade Metodista Conexional (FACO). Atualmente leciona Geografia no Centro Educacional Maranata (Tailândia, PA). Atua também na EETEPA (Escola Estadual de Nível Técnico do Estado do Pará) em cursos técnicos, integrados e subsequêntes, desde fev. 2025

  • Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Economista pela UEM, Mestre em Economia Aplicada pela UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Toledo - PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte).

Downloads

Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FONSECA, Samuel Ferreira da; OLIVEIRA, Nilton Marques de. Análise regional do emprego dos municípios do Centro-Norte do Brasil nas primeiras décadas do Século XXI. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 1012–1040, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5864. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5864. Acesso em: 4 nov. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)