A interiorização da violência social: uma análise do interior paulista

Autores

  • Leonardo Andrade Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF
  • Hélio Braga Filho Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i1.934

Resumo

Na América Latina, a escalada da violência, notadamente a taxa de homicídios entre jovens, é suficientemente elevada para classifica-la como epidêmica. No Brasil, a situação não é tão diferente, entretanto, o fenômeno que outrora era mais pronunciado nas áreas metropolitanas, deslocou-se para o interior, redesenhando desta maneira, uma nova geografia da violência. Além disto, a pesquisa baseou-se em indicadores demográficos e sociais cujo propósito foi verificar se existe alguma relação causal deles com este fenômeno. A pesquisa conclui que bons indicadores sociais podem contribuir positivamente para a redução dos homicídios, contudo não são suficientes para explicar suas causas.

Biografia do Autor

  • Leonardo Andrade, Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF

    Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5526533244303852

    Graduação em Comércio Exterior pela Universidade de Franca – UNIFRAN (2001); Especialização em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2003); Atualmente cursando regularmente o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Econômico Regional do Centro Universitário de Franca. Experiência profissional: na indústria coureira atuando na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D); na área de telecomunicações atuando na área de inteligência de mercado. Conhecimentos em: planejamento estratégico, business forecasting (projeção de demanda), precificação de produtos e serviços, análise de concorrência, análise da indústria, análise macro e micro econômica aplicada a administração de empresas.

  • Hélio Braga Filho, Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3389092594148355

    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Franca (1977), mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2000) e doutorado em Serviço Social pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social (2005). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Franca. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, desenvolvimento, economia, indústria e mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANDRADE, Leonardo; BRAGA FILHO, Hélio. A interiorização da violência social: uma análise do interior paulista. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 192–217, 2016. DOI: 10.24302/drd.v6i1.934. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/934. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)