Megaeventos no Rio de Janeiro

uma reflexão sobre justiça e custo humano

Autores/as

  • Diogo Pinheiro Justino Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos sociais
  • Fernanda Telha Ferreira de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.2271

Resumen

A partir das desigualdades produzidas em volta dos megaeventos ocorridos no Rio de Janeiro, este artigo propõe uma reflexão sobre a invisibilidade daqueles que vivem a “exceção como regra” (a tradição dos oprimidos, de uma perspectiva benjaminiana, retomada por Agamben). Importa para nós, pensar sobre os vitimados pelo processo de transformação da cidade e de como são afetados pela lógica perversa do desenvolvimento e do progresso, bem como as estratégias biopolíticas de controle da vida que se misturam ao tecido social responsáveis pela perpetuação da barbárie. Neste artigo falaremos sobre a importância de ser rompida a lógica da justificação do custo humano, isto é, das injustiças realizadas aos excluídos em prol de melhorias para uma parcela privilegiada da população. Abordaremos também as diversas formas de lutas e resistências postas em prática que impuseram derrotas ao consórcio Estado-Mercado de administração da exceção no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Megaeventos. Exceção. Invisibilidade.

Biografía del autor/a

  • Diogo Pinheiro Justino, Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos sociais

    Graduado em Direito pela Faculdade Evandro Lins e Silva (IBMEC), Mestrado e Doutorado em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha). Coordenador do GT Direito, Memória e Justiça de Transição do IPDMS (Instituto de pesquisa, direitos e movimentos sociais). Rio de Janeiro. Brasil.

  • Fernanda Telha Ferreira de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pelo programa de pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (Puc-RIO). Rio de Janeiro. Brasil.

Publicado

2021-07-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

JUSTINO, Diogo Pinheiro; CASTRO, Fernanda Telha Ferreira de. Megaeventos no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre justiça e custo humano. Profanações, [S. l.], v. 8, p. 232–254, 2021. DOI: 10.24302/prof.v8.2271. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2271. Acesso em: 30 apr. 2025.