Entre o invisível e o “herói”

novos olhares sobre o movimento sertanejo do Contestado

Autores

  • Alexandre Assis Tomporoski Universidade do Contestado
  • Elói Giovane Muchalovski Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Ivone Mazutti de Geroni Universidade do Contestado (UnC)
  • Pablo Bonifácio Cordeiro de Lima Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2347

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o processo histórico pertinente à instauração do município de Canoinhas (SC) e desvelar o papel desempenhado pelo fundador do município a partir de uma perspectiva que transcende a ideia de pioneiro e reconstrói a sua multiplicidade de relações. Para tanto, concebe-se a região em tela como uma região de fronteira, o que permite examinar os embates e seus aspectos trágicos, que resultaram em genocídios ou em cruentas lutas de classe. Foram analisadas fontes oficiais e jornalísticas, viabilizando a construção de uma narrativa alternativa à oficial, na qual os indígenas deixam de ser invisibilizados e o pioneiro não é heroificado. Conclui-se que, o processo histórico que resultou no surgimento do município de Canoinhas, decorreu de um conjunto de intensos conflitos, que impactaram sobre populações indígenas e demais grupos que pretendiam o controle da região.

Palavras-chave: Contestado. Indígenas. Pioneiro.

Biografia do Autor

  • Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

    Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de história do Contestado e história do trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História.

  • Elói Giovane Muchalovski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

    Mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Campus Irati. Paraná. Brasil.

  • Ivone Mazutti de Geroni, Universidade do Contestado (UnC)

    Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Pablo Bonifácio Cordeiro de Lima, Universidade do Contestado (UnC)

    Graduando em Direito pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

TOMPOROSKI, Alexandre Assis; MUCHALOVSKI, Elói Giovane; GERONI, Ivone Mazutti de; LIMA, Pablo Bonifácio Cordeiro de. Entre o invisível e o “herói”: novos olhares sobre o movimento sertanejo do Contestado. Profanações, [S. l.], v. 6, n. Ed. esp., p. 119–136, 2019. DOI: 10.24302/prof.v6iEd. esp.2347. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2347. Acesso em: 30 abr. 2025.