Inovação pedagógica

representações sociais de professores de pedagogia

Autores

  • Silvio Duarte Domingos Universidade Estácio de Sá, Unesa
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade Estácio de Sá, Unesa; Centro Universitário do Sul de Minas http://orcid.org/0000-0003-2835-6554
  • Monica Rabello de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3030

Resumo

No Brasil, diversas propostas políticas visam promover mudanças educacionais nas escolas e universidades, por meio da inovação. As recentes investigações sobre o tema apontam à centralidade do papel dos profissionais envolvidos com o processo inovador. Considerando a relevância dessa temática para a Educação brasileira, torna-se necessário investigar as concepções dos docentes que formam pedagogos. Assim, este artigo, teve como objetivo conhecer os processos de objetivação e de ancoragem das representações sociais de inovação pedagógica por professores de Pedagogia. Contou-se com a participação de 20 docentes de uma universidade privada, na cidade do Rio de Janeiro. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, adotando a Teoria das Representações Sociais como arcabouço teórico-metodológico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo analisados conforme a Análise de Conteúdo, apoiada no software IRaMuTeQ. Os resultados revelam que as representações sociais dos professores de Pedagogia se objetivam em “metodologias ativas” e “didática diferente” e se ancoram na sua “vivência profissional”. Conclui-se que os sujeitos percebem que a didática precisa ser diferente da pedagogia tradicional, que, para eles, seria possibilitado por meio de metodologias centradas nos alunos. Contudo, não há menção ao modo como o aluno aprende, que é pilar nas teorias que esses profissionais trazem em seus argumentos.

Palavras-chave: Formação de Professores. Representações Sociais. Metodologias ativas. Inovação Pedagógica.

Biografia do Autor

  • Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá, Unesa

    Doutorando em Educação. Universidade Estácio de Sá, UNESA. Rio de Janeiro. Brasil. 

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá, Unesa; Centro Universitário do Sul de Minas

    Doutora em Psicologia na Université de Toulouse II (Le Mirail), Professora de pós-graduação no Mestrado em Desenvolvimento Humano (UNITAU) e no mestrado e doutorado em Educação (UNESA-RJ). Professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Minas Gerais. Brasil.

  • Monica Rabello de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Doutora em Psicologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro. Brasil.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

DOMINGOS, Silvio Duarte; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; CASTRO, Monica Rabello de. Inovação pedagógica: representações sociais de professores de pedagogia. Profanações, [S. l.], v. 7, n. esp.2, p. 102–122, 2020. DOI: 10.24302/prof.v7iesp.2.3030. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/3030. Acesso em: 30 abr. 2025.