Das vidas precárias às vidas nuas

uma análise do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Bahia na perspectiva da reforma antimanicomial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4787

Resumo

Trata-se de artigo que tem por finalidade discutir a realidade dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e a reforma antimanicomial, conferindo enfoque ao HCTP da Bahia. Com efeito, a pesquisa possui a seguinte pergunta orientadora: é possível compatibilizar a medida de segurança com a perspectiva da reforma antimanicomial, em especial o Hospital de Custódia e Tratamento da Bahia? Objetivando respondê-la, através da revisão bibliográfica, com o emprego do método hipotético-dedutivo de Karl Popper, buscou-se no primeiro capítulo abordar o conceito de vidas matáveis, da anulação dos indivíduos e a estigmatização das pessoas com sofrimento mental que cumprem medida de segurança. Em seguida, a partir da análise do entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, da previsão legal e dos dados secundários produzidos (relatórios), observou-se a realidade dos HCTP´s no Brasil e particularmente o da Bahia para, enfim, analisar a reforma antimanicomial e responder à pergunta problema do artigo, concluindo pela ausência de interesse social em se “derrubar os muros” e mudar a cultura segregadora e punitivista doas medidas de segurança.

Palavras-chave: Vidas precárias e matáveis; Hospital de custódia e tratamento psiquiátrico; Pessoas em sofrimento mental; Medida de segurança; Reforma antimanicomial.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro, Universidade Católica do Salvador

    Pós-doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Barcelona. Doutora em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Mestrado e Doutorado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador e professora do Mestrado em Direito da Universidade Católica do Salvador. Salvador, Bahia, Brasil.

  • Mônica Carneiro Brito, Universidade Federal da Bahia

    Doutoranda em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador. Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BAQUEIRO, Fernanda Ravazzano Lopes; BRITO, Mônica Carneiro. Das vidas precárias às vidas nuas: uma análise do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Bahia na perspectiva da reforma antimanicomial. Profanações, [S. l.], v. 10, p. 101–132, 2023. DOI: 10.24302/prof.v10.4787. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/4787. Acesso em: 30 abr. 2025.