Compreensões dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais acerca da formação e inserção no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4937

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação e a inserção profissional no mercado de trabalho dos egressos de cursos técnicos de nível médio no Estado de Minas Gerais a partir das suas compreensões. Na primeira fase da pesquisa, foi aplicado um questionário eletrônico, semiestruturado, com 20 egressos, de 5 cidades distintas. Na segunda fase da pesquisa, foram realizadas entrevistas, semiestruturadas, por vídeo videoconferência, com 8 egressos, de 3 cidades distintas. Ambos, egressos, desta pesquisa são concluintes de cursos presenciais da EPTNM do estado de Minas Gerais, entre os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada neste estudo é qualita­tiva, de caráter exploratório, a partir das pesquisas bibliográfica, documental e de dados estatísticos. Para a análise dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo. A proble­mática da pesquisa foi: um ensino técnico – atrelado aos dados estatísticos do INEP e em conjunto com pesquisas qualitativas que analisam a formação e a inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio – pode contribuir de que forma para a melho­ria da formação técnica e do acesso dos jovens ao mercado de trabalho? Os resultados descobertos revelam o que o ensino técnico, em conjunto com políticas públicas que pro­movam a equidade, a uma formação integral emancipatória, possa possibilitar uma maior inserção ao mercado de trabalho dos futuros egressos de nível técnico. Entretanto, a limita­ções que devem ser observadas, uma delas é que os estudantes técnicos de nível médio, no seu processo de formação, possam, não apenas associar a formação técnica ao emprego imediato, mas, buscando nas condições existentes a oportunidade de trabalho digno, que muitas vezes, exige um grau mais elevado de escolaridade.

Palavras-chave: egressos; educação profissional técnica de nível médio; formação técnica; inserção no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

  • João Batista Rafael Antunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestre em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Licenciado em Pedagogia e bacharel em Administração. Atualmente desempenho a função de Pedagogo, na Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais.

  • Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 

  • Erick Fonseca Boaventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará
    Mestre em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Engenheiro de Produção. Professor da área de Controle e Processos Industriais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Sabará.   

Downloads

Publicado

2023-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANTUNES, João Batista Rafael; TONINI, Adriana Maria; BOAVENTURA, Erick Fonseca. Compreensões dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais acerca da formação e inserção no mercado de trabalho. Profanações, [S. l.], v. 10, p. 533–580, 2023. DOI: 10.24302/prof.v10.4937. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/4937. Acesso em: 30 abr. 2025.