Gênero e educação: uma análise sob o viés da biopolítica

Autores

  • Victoria Pedrazzi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Joice Graciele Nielsson Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ https://orcid.org/0000-0003-3808-1064

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.5088

Resumo

O presente artigo visa abordar sobre a construção de gênero como mecanismo da biopolítica e como isso influencia e interfere na educação, tendo em vista que, através desses movimentos, também se controla quem tem acesso ao conhecimento e de que forma esses conceitos são utilizados para fomentar o patriarcado e o controle dos corpos. Nessa perspectiva, pode-se analisar a estigmatização dos corpos que importam e que não importam em um Brasil contemporâneo que reproduz e fomenta estereótipos de gênero, inclusive no lugar onde deveriam ser descontruídos esses padrões: a escola. Busca refletir sobre a construção, divisão e hierarquização desses corpos e de que forma essas concepções são utilizadas para gerir a vida em sociedade.

Palavras-chave: Gênero; Biopolítica; Educação.

Biografia do Autor

  • Victoria Pedrazzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação em Direito da UNIJUÍ. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Joice Graciele Nielsson, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS). Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEDRAZZI, Victoria; NIELSSON, Joice Graciele. Gênero e educação: uma análise sob o viés da biopolítica. Profanações, [S. l.], v. 11, p. 383–402, 2024. DOI: 10.24302/prof.v11.5088. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5088. Acesso em: 30 abr. 2025.