Modernidade e aceleração

notas ensaísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v11.5116

Resumo

As principais consequências na manipulação dos dispositivos técnicos na contemporaneidade são: a quantificação, fabricação e aceleração. Cabe aqui analisar se no mundo contemporâneo pode dar lugar uma nova forma de lidar com o real que não quantifica, fabrica ou acelera. Por outro lado, entender o conceito de quantificação é colocá-lo em confronto com o que chamamos de qualidade, e, compreender o conceito de fabricação é pressupor os conceitos de quantificação, qualidade, fabricação tendo como consequência o que Sartre chamou de serialização. Por fim, o conceito de aceleração somente pode ser entendido tendo como pressuposto duas concepções de tempo: linear e duração. Com isso o artigo buscou responder a seguinte questão: o processo que nos leva a quantidade/qualidade; fabricação/serialização provocaria uma grande aceleração, dado que o tempo é uma das características dos dispositivos técnicos na contemporaneidade, nos jogando um presenteísmo reencantado e ativamente niilista.

Palavras-chaves: modernidade; aceleração; dispositivo; niilismo.

 

Biografia do Autor

  • Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Atualmente professor Adjunto DE da Universidade Federal do Maranhão. Professor Visitante da Universidade de Barcelona - UB (2009-2011). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica.  A ênfase é em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Violência, Estado, Filosofia, Educação, Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Interculturalismo, Multiculturalismo, Modernidade e Pós-modernidade.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AMORIM, Wellington Lima. Modernidade e aceleração: notas ensaísticas. Profanações, [S. l.], v. 11, p. 55–75, 2024. DOI: 10.24302/prof.v11.5116. Disponível em: https://periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/5116. Acesso em: 30 abr. 2025.